Uploaded with Avramovic Web Solutions ImageShack Hotspot

História do Nazismo

terça-feira, 22 de setembro de 2009


Operação "Walkíria" - a saga de um herói

O filme, que narra a saga do coronel Stauffenberg, herói alemão da resistência contra o

nazismo, estrelado por Tom Cruise, continua

despertando interesse dos cinéfilos, batendo, inclusive, as estreias do momento. No Brasil, contribuiu bastante a presença do ator no lançamento, na cidade do Rio de Janeiro, distribuindo simpatia, acenos, sorrisos e elogios ao país.

Tom Cruise enfrentou várias dificuldades para estrelar o filme, desde a hostilidade por parte de setores da Alemanha até à revolta de membros a da família do coronel (considerado herói nacional) - que eram contra sua atuação por pertencer o ator à seita da Cientologia.

Foram negadas licenças para uso de locações; o filho do coronel foi à imprensa manifestar-se contra a produção. A despeito de tudo isso, o filme estreou com sucesso, sendo bem recebido em terras germânicas.

O coronel Stauffenberg participou do golpe que pretendia derrubar o Führer e atuou pessoalmente no atentado de julho de 1944, colocando uma bomba ao lado de Hitler em seu "covil do lobo"; mas a sorte continuava ao lado do ditador alemão, como em dezenas de outros atentados que sofrera. Uma onda de vingança varreu a Alemanha, estendendo-se a todos os participantes do golpe e a suas famílias, enviadas a campos de concentração. O coronel foi executado sumariamente no mesmo dia. Outros conspiradores foram enforcados em ganchos de açougue. Milhares de pessoas pagaram pela ousadia de um grupo de patriotas querer livrar o país da tirania.

Uma história digna de um grande filme. Vale apena conferir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário sobre o que voçê achou deste Blog